NOTÍCIAS

Confira as
nossas notícias

RenovaBR apoia iniciativa “O Brasil Fala” para fomentar o diálogo e reduzir a polarização no país

05.07.2024
Destaques

A polarização ideológica, que naturalmente faz parte do processo democrático, transformou-se em um problema sério no Brasil, onde a divergência se tornou desconfiança e conflito. Para enfrentar esse desafio, uma nova iniciativa intitulada “O Brasil Fala” promete promover o diálogo entre brasileiros com opiniões divergentes, contribuindo para a redução da polarização e fortalecendo a coesão social.

Liderada pelo Instituto Sivis, em colaboração com a organização alemã My Country Talks e pesquisadores da Universidade de Stanford, “O Brasil Fala” visa conectar 10.000 brasileiros em conversas 1:1 sobre temas polêmicos, utilizando uma plataforma online segura. O objetivo é difundir o poder do diálogo para gerar tolerância e confiança entre pessoas que pensam diferente.

O RenovaBR, colaborador da iniciativa, compartilha do compromisso de fortalecer a cultura democrática no Brasil. Promover o diálogo é um dos princípios fundamentais do RenovaBR, que acredita que essa prática é essencial para a renovação política e para a construção de um país mais unido e democrático.

Os interessados em participar devem se cadastrar no site mycountrytalks.org/events/o-brasil-fala e responder a um breve questionário sobre temas relacionados à política, economia e sociedade. Um algoritmo irá então combinar dois participantes com opiniões divergentes, que se reunirão virtualmente em horário pré-agendado. As conversas serão privadas e sem moderação, começando com a apresentação do perfil de cada interlocutor e os pontos de discordância entre eles.

A pesquisa Edelman Trust Barometer de 2023 classificou o Brasil como o sétimo país mais polarizado entre 28 avaliados, próximo de se tornar “severamente polarizado”. Esse sentimento é compartilhado pela população: uma pesquisa da Genial/Quest em fevereiro de 2023 revelou que 83% dos brasileiros consideram a nação mais dividida do que no passado.

Foto: Phillipe Guimarães

Resultados e Expectativas

Na segunda etapa da iniciativa, serão realizadas entrevistas em profundidade com os participantes para gerar histórias sobre suas experiências e aprendizados. O Brasil Fala é a versão nacional do My Country Talks, lançado na Alemanha em 2017 e expandido para mais de cem países, envolvendo cerca de 300 mil participantes. Sara Cooper, head de produto do My Country Talks, destaca que mais de 90% dos participantes relataram querer participar novamente, 80% ficaram felizes com a conversa e 60% manteriam contato com seu parceiro de diálogo.

As inscrições para participar dos diálogos de “O Brasil Fala” estão abertas até 20 de julho no site mycountrytalks.org/events/o-brasil-fala.

Sobre os Organizadores

Instituto Sivis: Uma organização da sociedade civil apartidária e sem fins lucrativos, o Sivis trabalha para enraizar valores democráticos no coração dos brasileiros, produzindo conhecimento com rigor científico e implementando soluções para fortalecer a cultura democrática brasileira.

My Country Talks: Uma organização alemã dedicada a conectar sociedades ao redor do mundo para discutir temas divisivos, promovendo empatia e valores comuns que fortalecem a democracia.

Assine nossa
newsletter